Blog

Post Image
23

A Selecionadora me reprovou porque não foi com a minha cara


Se você já saiu com esta sensação de alguma entrevista de emprego saiba que você não é a única pessoa que já fez este julgamento. Geralmente este sentimento acontece quando você já trabalhou em outra empresa justamente no mesmo cargo ou executando as mesmas atividades descritas no anúncio da vaga, mas fique tranquilo o problema não foi com você nem mesmo com a selecionadora, na verdade não houve problema.

Neste artigo vamos explicar um pouco sobre este assunto tão comentado nas rodinhas pós processo seletivo. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e nesta hora um detalhe que pra você pode parecer pequeno irá fazer toda diferença durante sua entrevista de trabalho, saiba que antes de iniciar o processo seletivo o departamento de recrutamento e seleção já teve que conversar com o solicitante da vaga e alinhar o perfil da vaga, perfil técnico e comportamental do candidato.

Ficou confuso agora? Relaxa, vamos explicar de maneira bem objetiva o que significa cada um destes perfis. Perfil da vaga: Qual será o cargo, salário, benefícios, carga horária, local de trabalho, e as atividades que o profissional contratado deverá desenvolver. Perfil técnico do candidato: Grau de escolaridade necessária para o cargo, vivências que já teve nesta mesma função em outras empresas, Grau de Conhecimento e habilidade para as funções a serem executadas.

Perfil comportamental: Como o nome já sugere neste momento é definido qual o perfil comportamental aproximado e adequado à função, exemplo; tranquilo, agitado, líder, tímido, falante, calado, entre outras características. Agora que você já entendeu as etapas acima vamos ao processo seletivo; durante o processo seletivo geralmente lhe será solicitado preencher ficha com dados pessoais, anexar informações sobre empregos anteriores e atividades executadas justamente para que a selecionadora consiga filtrar os candidatos selecionando para as próximas etapas aqueles cujo as informações estão indo de encontro com o perfil técnico da vaga, já no momento da entrevista a selecionadora vai conduzir a conversa para tentar identificar qual é o seu perfil comportamental.

Resumindo, não existe certo ou errado, tudo vai depender da necessidade de cada vaga, você pode ter todo o perfil técnico para a vaga mas em relação ao perfil comportamental a empresa definiu um outro perfil, ou pode acontecer o contrário, você está aderente ao perfil comportamental mas não completa a lista de critérios do perfil técnico. Se mesmo depois de todas estas explicações você continua achando que a seleção é por critério de simpatia vou tentar te trazer para dentro de uma situação.

Você é dono de um Pet Shop e tem uma vaga para a área de higiene e estética, realizou vários processos e tem dois candidatos finalistas, um atende todo o perfil técnico da vaga, é tranquilo e informou durante a entrevista que adora animais, inclusive possui alguns em casa os quais ele mesmo alimenta dá banho e faz a tosa, o outro candidato também atende todo o perfil técnico, também é tranquilo mas informou que sempre preferiu ficar na parte administrativa das lojas em que trabalhou pois durante um atendimento foi mordido por um animal e passou a ter um pouco de receio ao tocar animais, disse que se precisar ele faz mas prefere a parte administrativa, inclusive trouxe várias ações de sucesso que ele desenvolveu, como campanhas para impulsionar as vendas, ações para redução de custos entre outras.

Qual dos dois você contrataria ?. Acredito que o primeiro candidato, visto que o segundo mencionou que prefere ficar na parte administrativa devido ao receio de tocar em animais.

Entende agora que ambos os candidatos atenderam aos pré requisitos? Porém, apenas um detalhe definiu quem seria o candidato contratado, deste mesmo modo ocorre em todos os processos seletivos, são detalhes que te colocam e te tiram de uma seleção e isto não significa que você é mais ou menos qualificado que os demais candidatos, ainda usando o exemplo do Pet Shop, provavelmente se a vaga fosse para uma área da loja que não exigisse o contato direto e constante com os animais o segundo candidato teria sido contratado devido sua experiência com a parte administrativa e as ações bem sucedidas mencionadas durante a entrevista.

Então caro candidato, levante a cabeça, pois não se trata de simpatia por um ou por outro candidato, não existem candidatos melhores ou piores, existem candidatos e perfis de vagas diferentes, continue sua busca, pois em alguma empresa tem uma vaga para a qual estão buscando um profissional exatamente com o seu perfil, a dica que eu deixo é sempre ler com atenção a descrição da vaga, procure saber mais detalhes sobre a empresa anunciante , isto pode te ajudar a se preparar melhor para a entrevista. Boa Sorte!

Por: Sonia Bardelli Diretora da Hashtag Empregos, formada em Administração de Recursos Humanos e Pós Graduada em Psicologia Organizacional.